Correspondência Comercial




São documentos oficiais que possuem uma finalidade, seja informar, solicitar, registrar, esclarecer, dentre outros. Utilizadas no meio acadêmico, profissional, comercial e empresarial. Alguns tipos podem ser:

Carta Comercial
Memorando
Relatório
Ofício
Ata
Procuração
Requerimento
Declaração

Carta Comercial
É a comunicação escrita, acondicionada em envelope, endereçada a uma ou várias pessoas e enviada pelo correio.
Tem por o objetivo iniciar, manter e encerrar transações.

Memorando
É um tipo de bilhete comercial, de que as empresas se utilizam no intuito de estabelecer instruções breves para confirmar ordens e pedir resultados de orientações previamente dadas.
É um meio de transmitir uma informação para funcionários de maneira rápida e menos burocrática.

Relatório
Divulga os dados técnicos obtidos e analisados.
Registrar dados em caráter permanente.
Narra a execução de serviços ou experiências.

Ofício
De ordem pública. Usa linguagem formal, de forma clara. É privativo e muito usado em entidades públicas, como comunicação entre autoridades.
O que o distingue de uma carta é o caráter oficial de seu conteúdo.

Ata
Registra resumidamente as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de uma reunião, sessão ou assembleia.
A expressão correta para a redação de uma ata é lavrar uma ata.

Procuração
Usada para passar poderes legais de uma pessoa para outra.
Firma reconhecida em cartório.

Requerimento
Requerimentos são instrumentos utilizados para solicitações às autoridades ou a órgãos públicos.
É entregue em duas vias, com espaço para o recebedor para protocolo.

Declaração
É prova escrita, documento, depoimento, explicação.
Apresenta um fato ou acontecimento.

E-mail
Já substitui a maioria das correspondências.
É feito pela internet, é rápido e econômico.



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