Rotinas de Admissão



O seu corpo fala na hora da entrevista

Mais do que palavras, gestos e sinais podem revelar os verdadeiros sentimentos e sensações de uma pessoa quando interage com os outros – se está à vontade ou não, se está dizendo a verdade ou não, etc. Durante a entrevista de emprego, mais do que nunca, é importante estar atento a todos os seus movimentos corporais e expressões faciais para transmitir uma boa impressão ao entrevistador. É bom lembrar que os recrutadores são treinados para detectar e captar os mínimos detalhes de suas atitudes – positivas ou não. O importante, no final das contas, é transparecer que está seguro e preparado para enfrentar a situação. Para não escorregar, siga as dicas de Priscila Mendes, especialista em entrevista do Empregos.com.br e consultora do Hay Group Brasil. Equívocos mais comuns e que devem ser evitados na hora da entrevista:

Braços cruzados – Essa atitude revela descontentamento e falta de conexão com o outro. Em outras palavras, fecha o canal de comunicação entre você e o recrutador – e isso vale também para pernas e mãos.

Segurar bolsa ou caneta – Qualquer objeto que você estiver segurando durante a entrevista estará servindo como um “amuleto da sorte”, o que, para o selecionador, irá demonstrar insegurança.

Olhar para baixo – Não olhar nos olhos do entrevistador é o erro mais freqüente dos candidatos. Deixar de encará-lo pode revelar medo e falta de confiança.

Sentar-se na beirada da cadeira – Indica desconforto e vontade de ir embora o mais rápido possível. Não é a impressão que você deseja passar para o empregador, certo?

Mexer braços e pernas em demasia – É uma resposta natural do corpo quando se está nervoso e ansioso. Evite, também, “tiques” e “cacoetes”, como passar a mão a toda hora no cabelo. Por outro lado, ficar totalmente estático não é a melhor opção. Você é um produto que tem vida.

Soluções que devem ser aplicadas:

Sente-se no encosto da cadeira e incline-se um pouco para frente – Você se sentirá automaticamente mais seguro e relaxado. Inclinar-se para frente irá demonstrar ao selecionador uma atitude positiva com o momento.

Repouse os braços no apoio da cadeira – Isso evitará que você cometa os erros descritos acima. Se a cadeira não possuir apoio, é só pousar as mãos sobre as pernas – sem cruzar os braços, claro.

Olhe nos olhos do entrevistador – Ao encará-lo de frente, você transmitirá confiança e criará empatia. Outra dica é movimentar a cabeça e a sobrancelha de forma a mostrar que você está entusiasmado com a conversa.

Sintonia de movimentos – Procure sincronizar seus gestos e movimentos com os do selecionador – esta técnica, denominada “rapport”, ajuda a criar maior sinergia e envolvimento com o outro.

Dicas especiais

Antes da entrevista – Se você for tímido e estiver muito ansioso para a entrevista, procure se alongar momentos antes de conversar com o recrutador. “Se não estiver se sentindo confortável, vá ao banheiro e faça um alongamento”, diz Priscila. Controlar a respiração também é um ótimo recurso para ficar mais relaxado.
Ao final da entrevista – É imprescindível que, ao cumprimentar o entrevistador, você dê um aperto de mão firme e confiante. A dica aqui é, ao final da conversa, apertar a mão ainda com mais firmeza – sem machucá-lo, é claro. Isso irá demonstrar que você sentiu confiança na entrevista

Dinâmica de grupo

Para os que são bastante seguros de si – pensam que levaram a melhor por já ter passado pela primeira entrevista – vai um conselho: dinâmica também elimina. Então, cuidado para não levar um banho de água fria! Izabel Failde, consultora organizacional e autora do Manual do facilitador para dinâmicas de grupo (Editora Papirus), explica que a dinâmica é capaz de desvendar com maior perspicácia comportamentos disfarçados na entrevista, já que os selecionadores investem, entre outros métodos, em tarefas “quebra-gelo” a fim de analisar como seria a conduta do profissional no dia a dia. Por isso, a orientação continua sendo a mesma para quem está participando de processos seletivos: não tente ser o que você não é.

Como você não pode prever quais serão as atividades aplicadas, acompanhe o que, em geral, os selecionadores observam e valorizam nos candidatos:

1. É seguro de si, possui valores, metas e ideias condizentes com as da empresa;
2. Acompanha o ritmo da equipe, respeitando e colaborando com os membros participantes;
3. Desempenha sua tarefa com o uso do raciocínio, planejando e executando o trabalho de forma organizada; expõe suas ideias com fundamento;
4. Tem boa comunicação verbal, clareza e organização de ideias, objetividade;
5. Aceita os demais membros promovendo-os, também, para o sucesso e êxito em seu desempenho;
6. Respeita as diferenças individuais.

Tome cuidado com:

1. Arrogância e prepotência ou autovalorização demasiada;
2. Timidez exagerada, sem participação efetiva no grupo;
3. Falas e comportamentos falsos, inventados;
4. Boicote a algum membro do grupo;
5. Desrespeito a regras e normas das atividades;
6. Centralização no trabalho em equipe;
7. Busca pelo destaque excessivo, que impeça a participação dos demais membros.

Fonte:

https://carreiras.empregos.com.br/seu-emprego/o-seu-corpo-fala-na-hora-da-entrevista/
https://carreiras.empregos.com.br/seu-emprego/as-dinamicas-mais-populares/
http://www.abbra.com.br/jogospsi11resp.htm
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/empregos-e-carreiras/noticia/2014/08/entenda-as-5-principais-etapas-das-dinamicas-de-grupo-4572507.html
http://exame.abril.com.br/carreira/6-dicas-de-ouro-para-se-dar-bem-uma-dinamica-de-grupo/
https://br.hubspot.com/blog/melhores-perguntas-de-entrevistas
https://efetividade.net/2008/01/entrevista.html
http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/08/saiba-como-entrevistador-pode-desmascarar-mentiras-no-curriculo.html
https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2015/06/04/voce-tem-tpm-veja-perguntas-inapropriadas-em-entrevistas-de-emprego.htm#fotoNav=3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noções de protocolo e técnicas de arquivo

Fluxograma, Organograma e Cronograma

Documentos Comerciais