Cultura Organizacional
Organização
Cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores, tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que é compartilhada por todos os membros da organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.
Cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores, tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que é compartilhada por todos os membros da organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.
Da mesma forma como cada país tem a sua própria cultura, as organizações se caracterizam por culturas organizacionais próprias e específicas. Cada organização tem sua cultura organizacional ou cultura corporativa. Para se conhecer uma organização, o primeiro passo é conhecer sua cultura. Fazer parte de uma organização é assimilar a sua cultura. Viver em uma organização, trabalhar nela, atuar em suas atividades, desenvolver carreira nela é participar intimamente de sua cultura organizacional. Todavia, a cultura nem sempre se mostra aberta e inteiramente. Como em um iceberg,a cultura tem seus aspectos formais e abertos abaixo de aspectos informais e ocultos.
Exemplo: Hotel Ritz Carlton
- Qualquer hotel da rede é um lugar onde o genuíno cuidado e conforto dos clientes é a maior missão.
- Nosso credo será conhecido e energizado por todos os empregados.
- Aprendem a fazer o possível para jamais perder um cliente
- Todo empregado pode gastar até dois mil dólares para solucionar uma queixa de hóspede, e tem permissão para quebrar a sua rotina durante o tempo que for necessário para fazer um hóspede feliz.
O estudo de comportamento organizacional permite:
- Atrair e reter talentos
- Qualificação das competências individuais
- Práticas mais produtivas
- Engajamento e harmonia
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