Eventos
Os eventos são tão diversificados quanto à capacidade do homem de criar e a sua necessidade de se reunir, de conviver em grupos de interesses e hábitos comuns aliados às tendências culturais e às tecnologias. Pode-se classificar tais eventos vários critérios, tais como:
Categoria
Objetivo
Área de Interesse
Localização
Características Estruturais
Tipologia
CLASSIFICAÇÃO POR CATEGORIA
Do ponto de vista de sua categoria, os eventos podem ser classificados em institucionais e promocionais ou mercadológicos. Essa classificação permite ao organizador de eventos definir e captar corretamente seu público-alvo, real e potencial.
INSTITUCIONAL: quando visa a criar ou firmar o conceito e a imagem de uma empresa, entidade, governo ou pessoa;
PROMOCIONAL ou MERCADOLÓGICO – quando objetiva a promoção de um produto ou serviço de uma empresa, governo, entidade, pessoa ou local (no caso do turismo), em apoio ao marketing, visando, portanto, a fins mercadológicos.
CLASSIFICAÇÃO POR OBJETIVO
Classifica os eventos sob o critério de FINALIDADE para a realização do encontro de pessoas/grupos e seus interesses, podendo ser identificados como:
EVENTOS TÉCNICO-CIENTIFICOS – eventos cujo objetivo é aprender, discutir, reforçar conceitos, idéias, projetos pesquisas de ordem técnica (relacionado às ciências exatas e sociais) ou científica (relacionados às áreas das ciências biológicas e naturais). EX: Seminários, Congressos, Fóruns, Simpósios, etc.
EVENTOS SÓCIO-CULTURAIS – o objetivo é apresentar, celebrar, promover, entreter as pessoas em torno de aspectos culturais ou sociais, tais como religião, folclore, dança, musica, artes plásticas, datas festivas. EX: Festas, shows, almoços especiais, festivais, etc.
EVENTOS COMERCIAIS – o objetivo é promover produtos, serviços ou a imagem de entidades / empresas com fins mercadológicos. EX: Feiras, exposição, show room
CLASSIFICAÇÃO POR ÁREA DE INTERESSE
Conhecendo-se a classificação por categoria, situa-se o evento em sua área de interesse, ou seja, de acordo com o TEMA principal do evento, sendo que algumas modalidades de eventos se enquadram em várias áreas de interesse ao mesmo tempo, a saber:
ARTÍSTICA – está relacionada a qualquer espécie de arte, como música, dança, pintura, poesia, literatura, teatro e outras.
CIENTÍFICA – trata de assuntos científicos nos campos da medicina, física, química, biologia e outros em que a tônica é a pesquisa científica.
CULTURAL – ressalta os aspectos da cultura, objetivando sua divulgação e reconhecimento, com fins normalmente promocionais, a exemplo das feiras de artesanatos, festival de gastronomia regional, dança folclórica, música regional, entre outros. Engloba todas as manifestações culturais regionais e folclóricas nacionais ou internacionais, abordando lendas, tradições, costumes típicos, hábitos e tendências;
EDUCATIVA – enfoca a divulgação de didáticas avançadas, cursos e novidades correlatas à educação;
CÍVICA – trata de assuntos ligados à Pátria e à sua história;
POLÍTICA – são os eventos relacionados com assuntos das esferas políticas, sejam estes relacionados a partidos políticos, associações de classe, entidades sindicais e outros;
GOVERNAMENTAL – trata de realizações do governo em qualquer esfera (municipal, regional , estadual, federal), nível (diretorias, assessorias, segundo e terceiro escalão) , instância ( administrativo, legislativo, judiciário ) ;
EMPRESARIAL – enfoca as pesquisas, resultados e realizações das organizações e seus associados;
LAZER – objetivo proporcionar entretenimento aos seus participantes;
SOCIAL - são eventos de interesse comum da sociedade como um todo, realizações familiares ou de grupos de interesses entre amigos, visando à confraternização entre as pessoas ou comemorações específicas;
DESPORTIVA – qualquer tipo de evento realizado dentro do universo esportivo, independente de sua modalidade;
RELIGIOSA – trata de interesses, assuntos e confraternizações religiosas, sejam quais forem às crenças abordadas;
BENEFICENTE – bastante comum nos dias de hoje, esses eventos refletem programas e ações sociais que são divulgados e/ou auxiliados em acontecimentos públicos;
TURÍSTICA - seu objetivo é a divulgação e promoção de produtos e serviços turísticos com a finalidade de incrementar o turismo local, regional, estadual e nacional. Vem sendo utilizada com maior freqüência para incrementar o turismo de baixa estação e garantir a manutenção da oferta turística em determinada região. Costuma ser inserido em calendários oficiais de eventos do município, estado ou país.
CLASSIFICAÇÃO POR ABRANGÊNCIA
Considera a origem dos participantes e do público estimado para o evento com relação à situação geográfica da demanda. Essa classificação distingue os eventos por sua localização de ocorrência e abrangências e, por conseguinte, estabelece seu porte e seus investimentos. Podem ser locais (de bairros), distritais, municipais, regionais, estaduais, nacionais, internacionais, intercontinentais, mundiais. Dependendo de sua localização, deverão ser apresentados por meio de projetos de planejamento e organização relativamente complexos e relacionarem o envolvimento de serviços de terceirização e órgãos públicos referentes.
CLASSIFICAÇÃO POR CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS
Essa classificação analisa algumas especificidades do evento, a seguir:
a) PELO PORTE DO EVENTO, considera-se a dimensão do evento relacionado ao numero de participantes e de público, podendo ser:
- MACROEVENTO – Acima de 1000 participantes em sua organização e operação e destinado a um público geral de milhares de pessoas , são eventos que , por suas dimensões , ocupam todo o parque hoteleiro de uma ou várias cidades , envolvem entidades privadas e públicas , assim como exigem divulgação em âmbito internacional. Atraem pessoas de diferentes partes do mundo, mobilizando toda a região onde se realizam. São coordenados, geralmente, por alguma entidade pública (ministérios federais, governo estadual ou prefeitura) que, por licitação, contrata serviços de terceiros em diversas áreas de atuação. De um modo geral, macroeventos são raros. Quando acontecem, as empresas escolhidas para promovê-los são as maiores dos mercados nacional e internacional. Exemplos: Copa do Mundo de Futebol, Jogos Olímpicos, encontros internacionais como a “ECO 92”
- EVENTOS DE GRANDE PORTE – Acima de 500 participantes e com público de milhares de pessoas, são eventos geralmente privados, que utilizam boa parte das ofertas locais de espaço para sua realização e beneficiam toda a área de turismo e hotelaria. Normalmente são idealizados por empresas de âmbito nacional e /ou internacional, para público de interesse geral. Os governos dos estados e as prefeituras das cidades onde são realizados fornecem apoio estratégico nas áreas públicas de segurança, transporte e saúde. Exemplos: FENIT – Feira Nacional da Indústria Têxtil (SP), Feira do Automóvel (SP), Romaria à Basílica de Aparecida em 12 de Outubro quando se comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil; os Congressos internacionais, principalmente da área médica e jurídica; os encontros nacionais da Associação dos Agentes de Viagens (ABAV); e, mais raramente podem ser também de caráter particular, a exemplo do casamento de personalidades , como o de Lady Di e o príncipe Charles.
- EVENTOS DE MÉDIO PORTE – Com um número de participantes em torno de 200 a 500, esses são o alvo da maior parte das empresas que se dedicam a eventos. Quase sempre são de origem privada e podem atingir um grande público. São feiras, exposições, seminários setoriais, congressos nacionais e outros encontros que acontecem regularmente em diversos pontos do país, facilitando a participação da população regional. Utilizam apenas um centro de exposições ou de convenções, fazendo com que o parque hoteleiro e o comércio local – não só o de turismo, como também o de artesanatos e manufaturados – seja bastante beneficiado. Exemplos: exposições de móveis (MOBILAR), móveis e decorações (MODELAR), utilidades domésticas (UD), congressos regionais, seminários de diversos setores, podendo ocorrer também como festas comemorativas e de caráter particular.
- EVENTOS DE PEQUENO PORTE – Com um número de até 200 participantes, compõem a maioria dos eventos do mundo inteiro. Podem ser de caráter empresarial, público ou privado, mas sempre de um setor ou de um segmento definido, com presença reduzida tanto de participantes quanto de público. Exemplos: II Congresso Regional de Oftalmologia; Jubileu de Prata da Turma Olavo Bilac do Colégio Dom Pedro II; I Feira de Artesanato do Pontal da Barra; V Encontro Norte – Nordeste da Ford (programa de treinamento), sem falar nos eventos particulares.
b) QUANTO À FREQUÊNCIA
Os eventos podem ser classificados de acordo com a periodicidade de sua realização, a saber:
EVENTOS PERMANENTES – eventos que ocorrem regularmente, integram o calendário de eventos de uma cidade ou de um espaço fixo de eventos, podendo ocorrer mensalmente, anualmente, semestralmente, podendo ser classificados ainda por DATA, FIXA, MOVEL, OU PERIODICIDADE DETERMINADA.EX: Bienal do Livro do Rio de Janeiro, Feira da Providencia, Congresso da ABAV.
EVENTOS ESPORÁDICOS – eventos que se realizam em intervalos irregulares. EX: Babilônia feira Hype Rio , Seminários , Fóruns
EVENTOS UNICOS – eventos cuja edição se realiza uma única vez, característica comum a tipos de eventos como lançamentos de livros, formaturas, cerimônias de bodas ou batismo;
EVENTOS DE OPORTUNIDADE – eventos que ocorrem por aproveitamento de uma ocasião ou fato, ou ainda paralelos a outros eventos de maior dimensão: EX: passeatas, comícios, e recentemente os vários cursos relacionados aos preparativos para os Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro 2007.
c) PELA DATA DE REALIZAÇÃO
Pela data de realização, o evento pode ser de caráter:
FIXA – evento com data de realização invariável, de acordo com as comemorações cívicas e religiosas, entre outras. Realizam-se anualmente, no mesmo dia, com periodicidade determinada. Exemplos: Comemorações da Independência em 7 de setembro ; Romaria à Aparecida em 12 de outubro;
MÓVEL – evento que sempre se realiza, porém em data variável, segundo o calendário ou os interesses da organização promotora. Exemplo de eventos com periodicidade determinada e data móvel: os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo, realizados de quatro em quatro anos. O Carnaval é um exemplo característico de evento de data móvel.
ESPORÁDICO – evento de realização temporária, que acontece em função de fatos extraordinários, porém, previstos e programados. Exemplos: cerimônias do Vaticano quando da morte, escolha e posse do Papa; a cerimônia de funerais do Imperador do Japão; Conferências de Paz em momentos de conflitos internacionais;
d) PELO PERFIL DO PÚBLICO
Pelo perfil dos participantes, o evento pode ser de caráter:
GERAL – Evento organizado para uma clientela em aberto, limitada apenas em função da capacidade do local de realização. Algumas vezes pode haver algum fator de restrição, como por exemplo, a idade. Exemplos: Desfile das Escolas de Samba (RJ), Festa do Senhor do Bonfim (BA); Encenação da Paixão de Cristo (PE).
DIRIGIDO – Evento restrito a um público que possui afinidades com o tema. De modo geral, esse público se subdivide em grupos de interesses diversificados. Exemplos: Um Salão do Automóvel agrupa produtores, comerciantes, usuários, colecionadores, assim como Exposições Agropecuárias, Feiras de Calcados, de Moda, etc.
ESPECÍFICO – Evento realizado para público claramente definido pela identidade e especialização em relação ao tema do evento. Exemplos: simpósios da área médica, conferências internacionais.
e) QUANTO À ADESÃO DO PÚBLICO – refere-se ao perfil de público em relação ao seu acesso ao evento. Considera-se assim:
EVENTO ABERTO – voltado ao público geral com participação livre de critérios de seleção ;
EVENTO FECHADO – quando a adesão do público é restrita e permeada por critérios de formação profissional, associação, representatividade social, entre outros. São eventos voltados ao público dirigido ou específico.
EX: O Congresso da ABAV – Associação Brasileira dos Agentes de Viagens - é um evento FECHADO , do qual participam somente os seus associados; Já a Feira das Américas – evento paralelo ao Congresso da ABAV é um evento ABERTO ao público no final de semana seguinte ao congresso.
Comentários
Postar um comentário