Relações Humanas no Trabalho



As novas teorias da Administração afirmam que as pessoas são o fator chave para o sucesso das organizações. Isso porque as pessoas estão por trás de todo e qualquer resultado de uma organização, e a compreensão de Relações Humanas no Trabalho pode gerar melhores resultados. 
Para Chiavenato (2005), é preciso diferenciar o tratamento dado às pessoas numa organização: as pessoas devem ser tratadas como recursos organizacionais ou como parceiros da organização? Os empregados, quando são tratados como recursos produtivos das organizações, precisam ser administrados e controlados. Essa conduta sugere que eles são sujeitos passivos da ação organizacional. Daí a necessidade de administrar os recursos humanos para obter deles o máximo rendimento possível. Nesse sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade organizacional. Isso significa “coisificar” as pessoas.
Por esse motivo, adota-se a terminologia de Talentos Humanos, ao se tratar do estudo de Gestão de Pessoas. Talento é uma palavra derivada de talentum, termo em latim que significa “matéria preciosa”. O talento de uma pessoa pode ser inato ou adquirido. Todas as pessoas possuem talento. E ele precisa estar alinhado com a cultura e os valores da empresa e superar os desafios diários. 

Para isso, faz-se necessário colocar em prática o CHA:



Conhecimento

Corresponde aos diferentes tipos de conhecimentos adquiridos através de métodos formais ou informais de aprendizagem. 
O conhecimento é o grande ativo da época em que vivemos. É também a base para o desenvolvimento de competências. 
Aprender continuamente torna-se fundamental em uma sociedade onde as informações atualizam-se em alta velocidade e de forma contínua.

Habilidade

Usar o conhecimento de forma adequada.
O conhecimento nada significa se não for colocado em prática, por exemplo: um profissional pode conhecer a teoria da comunicação, mas para ter habilidade em comunicação ele precisa comunicar-se bem em seu dia-a-dia, com diferentes tipos de pessoas.

Atitude
Para que o talento alcance seu potencial, é preciso buscar a excelência, tentar se superar, assumir riscos, estabelecer parcerias, ou seja, fazer acontecer. 
Ter uma atitude mobilizadora, que a possibilite alcançar, e até mesmo superar, os resultados esperados.

Conhecimento + Habilidade + Atitude =
COMPETÊNCIA

Cada pessoa tem uma personalidade própria. E essa personalidade influencia e é influenciada por outras pessoas. As pessoas se ajustam para atender seus interesses e aspirações. 

Comportamento Organizacional

É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Esse estudo pode ser dividido em 3 níveis: indivíduo, grupo e organização.

Indivíduo



Competências
Estude! Aquele que acha que não tem mais nada a aprender será atropelado por um jovem motivado.
Não ache que só porque conseguiu resolver um bug você é estrategicamente importante para o negócio e pode ficar cheio de si por isso.
Agarre toda a tarefa com unhas e dentes e faça o melhor possível. Não esqueça: não há tarefa chata; chato é não ter tarefas.

Habilidade Interpessoal
O bom relacionamento interpessoal torna o ambiente agradável e estimulante, permitindo trabalhos cooperativos.
Dois componentes importantes: PERCEPÇÃO e COMUNICAÇÃO

Motivação
Motivação é o que nos impulsiona a seguir em frente, a correr em busca dos nossos objetivos e sonhos.
Os motivos variam de indivíduo para indivíduo, os valores e as capacidades para atingir os objetivos também são diferentes, produzindo diferentes padrões de comportamento. 




Necessidade Fisiológica

Um salário justo satisfaria as necessidades de comida, água e teto.



Necessidade de Segurança
O estabelecimento de limites, regras e padrões é fundamental para satisfazer as necessidades de segurança e proteção.

Necessidade Social
Os sentimentos de pertencer à empresa e de ser amado tornam-se necessidades incentivadoras.
Isso inclui a necessidade de fazer parte de um grupo saudável, de pertencer a um círculo social acolhedor.

Necessidade de Autoestima
Diz respeito à necessidade de sentir-se valorizado, tratado com respeito, apreciado, encorajado, incentivado, tendo seu trabalho reconhecido, premiado e assim por diante.

Necessidade de Auto-realização
Trata-se do desejo de tornar-se o melhor do que você pode ser ou é capaz de ser.

Fatores motivadores no ambiente de trabalho
  • Bom ambiente de trabalho
  • Espírito de equipe
  • Tratamento respeitoso
  • Reconhecimento profissional
  • Condições de segurança
  • Clima organizacional estruturado/confiante
  • Fazer o que gosta
  • Oportunidade de crescimento profissional
  • Autonomia e decisão nas decisões
  • Salário justo, compatível com o desempenho.

Fatores desmotivadores no ambiente de trabalho:
  • Falta de direção e controle
  • Desorganização
  • Falta de união e coleguismo
  • Desconfiança
  • Protecionismo
  • Discriminação
  • Liderança centralizada/individualizada
  • Não valorização / reconhecimento do trabalho
  • Impossibilidade de expressar ideias e opiniões
  • Liderança insegurança e instável
  • Ausência de um bom ambiente de trabalho

Grupo 


Muitas pessoas que atuam em diversas organizações estão trabalhando em grupo, e não em equipe. É como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto.
No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sabe da importância de cada um para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado.
No trabalho em equipe, quando um perde, todos perdem; quando um ganha, todos ganham. Quando todos cooperam, fica mais fácil realizar as atividades; assim, os serviços ganham em produtividade e qualidade.

Liderança

“É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.(James C. Hunter)

A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer. Harry Truman

A LIDERANÇA pode ser sentida ao longo de toda a organização.
É ela quem dá o ritmo e a energia ao trabalho e transfere poder à força de trabalho.

Capacidades essenciais de um bom líder

Atrair a atenção
Habilidade de persuadir pessoas, por terem uma visão, um sonho, um programa de trabalho, um ideal. 
Sua extraordinária concentração em um compromisso atrai pessoas.

Dar significado às coisas
Para tornar os sonhos visíveis e para levar pessoas a aderir a eles, o líder deve transmitir sua visão. 
A meta do líder não é meramente explicar ou esclarecer algo, mas criar significado.

Inspirar confiança
A confiança é essencial para todas as organizações e tem como determinante principal a constância. 
As pessoas tendem mais a seguir indivíduos em quem elas confiam, mesmo discordando de seus pontos de vista.

Ter autocontrole
Gerenciar a si mesmo é conhecer as próprias capacidades e empregá-las com eficácia. 
Os líderes de verdade conhecem a si mesmos e aprimoram seus pontos fortes e aprendem com os erros.

Ingrediente Essencial na Liderança
ATRAIR, ao invés de empurrar as pessoas em direção a uma meta. 
Atrair mobiliza as pessoas a aderir e motiva por meio da identificação, não por meio de recompensas e punições.



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