Telemarketing



Comunicação ao telefone

Tom de voz pode expressar sentimentos. Sorria ao atender a ligação, o interlocutor notará a recepção afetiva em sua voz.
Volume deve ser mantido. Sua voz muito baixa, pode demonstrar que você está em outro cômodo. Sua voz muito alta, pode parecer forçada.Encontre o meio termo.
Velocidade é importante. Se você falar muito devagar, pode ser cansativo para o ouvinte. Em contrapartida, falar muito rápido, pode fazer com que o ouvinte não entenda.
Articulação é a forma de pronunciar as palavras, ou seja, a dicção. Falar de uma forma mal articulada demonstra falta de conhecimento, de cultura e descuido.


Durante o contato telefônico

Segure o telefone corretamente
Faça pausas para enfatizar palavras importantes
Ouça atentamente
Não fale com objetos na boca
Posição de espera
Agradeça-o por aguardar
Use o nome do interlocutor

Como atender uma ligação

Atenda no primeiro toque
Ao atender, não diga “alô”
Transfira as ligações
Não deixe quem o chamou esperando

Gerúndio

Gerúndio: é uma forma verbal que indica uma ação que está em andamento, algo que não está completo.
Tradução do inglês “ao pé da letra”, onde se utilizam dois verbos (“I will be transfer”) nos manuais de equipamentos eletrônicos.

Exemplos de uso aceitável, com a ocorrência de ações durativas
  • Os pagamentos das promissórias estarão ocorrendo nos dias 2 e 3 do referido mês.
  • Não será possível vê-la nesses dias, pois vou estar viajando para Recife.
  • Em outros artigos, elas estarão dando maior atenção a cada um desses assuntos.
  • A jovem deve estar fazendo os exercícios agora.


Exemplos de uso condenável, com a ocorrência de ações não-durativas
  • Vou aproveitar o 13º para estar pagando tudo. 
  • À tarde, temos que estar discutindo a proposta do plano.
  • As análises servem para estarmos aprofundando os estudos.
  • Nossos atendentes vão estar efetuando a cobrança em maio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noções de protocolo e técnicas de arquivo

Fluxograma, Organograma e Cronograma

Documentos Comerciais